RADIO DESPERTA BRASIL NA WEB

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Na beira do Velho Chico, o gado também morre

















No vale do São Francisco, terra de menos seca por causa do rio da unidade nacional, o gado também morre de fome. Este blogueiro, ao visitar hoje adutoras paradas à margem do Velho Chico, se deparou com um verdadeiro cemitério de animais. Bois, novilhas, bezerros, que não resistiram à falta de pasto na região.


















Santa Maria da Boa Vista tem terras irrgadas com o verde colossal e uma caatinga fechada tostada pelo sol e que vem servindo de cenário de horror, onde falta água, pasto, e o gado morto vai sendo encontrado pelas estradas vicinais. Como Petrolina, Santa Maria da Boa Vista tem dois Sertões: o que encanta pelo verde da irrigação e o que desencanta pela secura das suas folhagens.

A cidade incrivelmente localizada na beira do rio São Francisco tem casas em que falta água porque o sistema da Compesa não atende suficentemente à demanda da população. A seca, para quem está fora dos projetos irrgados em Santa Maria da Boa Vista, dizimou toda a lavoura e obrigou os criadores da região a recorrerem ao mandacaru tostado no fogo, para evitar a dizimação completa do rebanho.

fonte blog do magno martins
http://www.blogdomagno.com.br/
Escrito por Magno Martins, às 18h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário