RADIO DESPERTA BRASIL NA WEB

quarta-feira, 21 de novembro de 2012


dormiu no ponto

Vacilo do PT do Recife vai parar no PT nacional

POSTADO ÀS 09:44 EM 21 DE NOVEMBRO DE 2012
(Foto: Priscilla Buhl/JC Imagem)

Por Bruna Serra
No Jornal do Commercio desta quarta-feira

Está nas mãos da Executiva nacional do PT o destino das 22 mil pessoas que não tiveram suas fichas de filiação homologadas pela Executiva municipal até 10 de novembro, prazo máximo determinado pelo estatuto do partido. Os integrantes da nacional devem se reunir no próximo dia 8 para definir quantos dos 22 mil requerentes poderão engrossar as fileiras da legenda. Porém, alguns deputados petistas já adiantam que a permissão para que essas pessoas votem no Processo de Eleição Direta (PED) do ano que vem deve ser negada.

O deputado federal e ex-prefeito do Recife João Paulo disse, ontem, que o regimento específico do PED foi expedido com mais de um ano de antecedência justamente para evitar que os processos de filiação fossem realizados de maneira aleatória. "Acho que a tendência vai ser de aprovarem muitos dentre os 22 mil pedidos, mas esses novos filiados perderam o prazo e devem seguir sem direto a voto (no PED). Não se pode estabelecer uma regra - acordada por todos - e mudar a regra no meio do jogo", ponderou o parlamentar.

Também cauteloso com a situação, o deputado federal Fernando Ferro, muito ligado ao prefeito João da Costa - principal prejudicado com a perda de prazo - afirmou que a situação demonstra que as filiações foram feitas com açodamento. "Se houve falta de articulação é sinal que as filiações foram feitas de forma apressada. Se não cumpriu o prazo, tem mais é que ficar de fora mesmo. É até preferível que seja assim, para não inchar o partido, do que ter filiações sendo feitas de forma apressada", defendeu Ferro.

Por outro lado, os deputados estaduais Teresa Leitão e André Campos cobram que o caso seja explicado de maneira mais contundente pela Executiva municipal. "Tem que ter justificativa para não ter ocorrido a reunião (que abonaria as filiações). Porque, de fato, é um calendário amplamente divulgado. Em Olinda nós rapidamente avaliamos, descartamos algumas pessoas porque elas não moravam na cidade. Quer dizer, precisamos entender o que ocorreu (no Recife)", ponderou a deputada, que é presidente do diretório petista em Olinda.

André Campos reforçou o discurso da colega de Assembleia Legislativa, pontuando que é importante se conhecer a motivação para o atraso na homologação das filiações. "Esse é um prazo tradicional que a nacional divulga de forma ampla e antecipada", concluiu. O presidente estadual do PT, deputado federal Pedro Eugênio, e o senador Humberto Costa não atenderam e nem retornaram as ligações do JC.
Postado por Vinícius Sobreira 
fonte blog do jamildo
http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário