RADIO DESPERTA BRASIL NA WEB

domingo, 4 de novembro de 2012

Índio quer ser presidente da Funai

Numa iniciativa inédita dos movimentos indígenas, o cacique mundurukú Natanael Rodrigues Parente, da aldeia de Manicoré, no Amazonas, entrou no jogo político e já conseguiu as assinaturas de 54 deputados e 31 senadores para pleitear a chefia da Fundação Nacional do Índio (Funai). Autarquia do Ministério da Justiça, a Funai já teve 33 presidentes, todos eles – como Romero Jucá (PMDB-RR), ex-líder do governo no Senado – apadrinhados por políticos. O documento foi entregue no Planalto pelo senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), mas a indicação é suprapartidária.
O índio diz que em vez de indenizar fazendeiros, o governo está removendo comunidades indígenas e afirma que os Guarani-Kaiowá não deixarão as terras em que estão acampados no Mato Grosso do Sul. “Índio não teme a morte. Prefere a honra de morrer em suas terras”, alerta.
Natanel sustenta que Lula e Dilma foram enganados pelas ONGs que, segundo ele, há dez anos entraram na prestação de serviços às aldeias por causa do dinheiro federal. A indicação de uma mulher para a Funai (Marta Azevedo), observa o mundurukú, foi um desastre: “Índio não aceita mulher no comando”.(Do blog Poder Online)

fonte: blog do magno martins
http://www.blogdomagno.com.br/
Escrito por Magno Martins, às 13h30

Nenhum comentário:

Postar um comentário