RADIO DESPERTA BRASIL NA WEB

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Comitiva de senadores visita índios guarani-kaiowá no MS















Após debate sobre o conflito entre fazendeiros e índios guarani-kaiowá, no Mato Grosso do Sul, um grupo de senadores irá se deslocar até o local, na região de Dourados, com a intenção de analisar a situação enfrentada pelos índios ameaçados de expulsão. A comitiva pertence à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, segundo a Folha.

Na avaliação do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), e a presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marta Maria do Amaral Azevedo, também deverão participar do diálogo. A expectativa é de que, juntos, consigam chegar a um entendimento que favoreça as partes envolvidas no conflito. Sobre a regularização de terras indígenas, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) sugeriu a constituição de uma comissão mista de senadores e deputados para acompanhar a situação da demarcação terras e a efetiva posse delas pelos indígenas.

O senador João Capiberibe (PSB-AP) criticou a demora das decisões dos tribunais e defendeu o levantamento minucioso de todos os processos em trâmite no Judiciário para identificar as partes envolvidas, as datas em que se iniciaram os processos e as áreas onde há conflitos. Capiberibe também afirmou que vai requerer informações ao Ministério da Justiça e ao Ministério Público sobre os inquéritos policiais relativos aos assassinatos de lideranças indígenas da etnia guarani-kaiowá. Para ele, os inquéritos não avançam por divergências políticas.
 fonte: blog do magno martins
http://www.blogdomagno.com.br/
Escrito por Magno Martins, às 13h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário