Prefeito ordenou que auxiliares façam um levantamento dos cargos do DEM na gestão (Foto: Arthur Mota/Arquivo Folha)
Tão logo o DEM declarou apoio à candidatura de Cleiton Collins, em Jaboatão dos Guararapes, o prefeito Elias Gomes (PSDB) ordenou que seus auxiliares fizessem um levantamento dos cargos comissionados ocupados pelos Democratas em sua gestão. Segundo informações de bastidores, haverá uma pressão para que os filiados não sigam a orientação do partido e votem no tucano. A grande maioria dos funcionários na gestão fazem parte da chapa de pré-candidatos a vereadores.
Aqueles comissionados que retirarem seus nomes da disputa proporcional terão os empregos garantidos. Já os que seguirem a determinação do Democratas, deverão ser exonerados da administração municipal. Auxiliares do prefeito Elias Gomes deverão fechar o levantamento até o final desta terça-feira (3). A informação inicial é que mais de 50% da chapa de vereadores do DEM é composta por funcionários do município.
Apesar da determinação do prefeito, cada caso será analisado individualmente, haja vista que a maioria dos comissionados do DEM na prefeitura são da cota pessoal de Elias Gomes. Muitos migraram do PSDB para o DEM e acompanham o gestor há tempos.
Nos corredores da prefeitura, o que se comenta é que a decisão do DEM de apoiar o PSC de Cleiton Collins seria uma retaliação a não adesão do PSDB no palanque do democrata no Recife. Na capital, os tucanos lançaram o nome do deputado estadual Daniel Coelho para disputar a eleição e dividir o bloco da oposição com Mendonça Filho. A decisão do democrata não causou surpresa a Elias e auxiliares. “Essa justifica dos votos de Cleiton é conversa. É retaliação sim. Agora Mendonça esquece que o PSDB está apoiando o DEM em outros municípios, como em Caruaru, que está na vice de Miriam Lacerda”, cutucou um tucano, em reserva.
Na capital do Agreste, o vereador Diogo Cantarelli (PSDB) é o candidato a vice-prefeito de Miriam Lacerda (DEM).