(Foto: Peu Rodrigues/Arquivo Folha)
Como já era esperado, o prefeito do Recife, João da Costa (PT), não deverá participar da convenção que homologará a candidatura do senador Humberto Costa (PT) à prefeitura. Desde que retornou de Brasília, na madrugada da terça (26), quando acompanhou de perto o julgamento do recurso para reavaliar a possibilidade de concorrer à reeleição, o gestor tem evitado aparições públicas. Tanto que sua assessoria não divulgou nenhuma agenda desde então.
Somente nesta sexta-feira (29), curiosamente no mesmo dia em que o PT marcou o ato de homologação de Humberto Costa, é que o prefeito divulgou suas tarefas públicas, como é de costume. De acordo com a agenda oficial, João da Costa terá três reuniões em seu gabinete, no prédio-sede da PCR, todas com seus secretários e auxiliares. A primeira começa em instantes, com a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), Maria de Pompéia, às 10h30.
Pela tarde, estrategicamente, João da Costa agendou mais duas reuniões com auxiliares. Às 15h30, o prefeito recebeu a secretária de Assistência Social, Niedja Queiroz, e, uma hora depois, o auxiliar de Serviços Públicos, Eduardo Vital. A convenção do senador Humberto Costa está marcada para começar às 17h, no Baile Perfumado, no bairro do Prado.
O provável não comparecimento do prefeito João da Costa à convenção do PT sinaliza que o gestor do Recife parece não ter digerido todo o processo que levou a cassação do seu direito à reeleição. Em maio, a Executiva nacional do partido impôs a candidatura de Humberto Costa, no lugar do gestor, rifando-o da discussão da sucessão. João ainda pleiteou, junto à direção nacional, reverter à decisão, mas foi derrotado por 49 votos contra e 19 a favor.
Nos últimos dias, informações de bastidores apontam a tentativa do grupo de Humberto de se reaproximação dos aliados de João da Costa, na tentativa de apaziguar o partido no Recife e caminhar junto à vitória nas urnas. Essa aproximação é vista com desconfiança pelos fieis escudeiros do prefeito. Logo após ter a confirmação do PP no palanque petista, o pré-candidato do PT avisou que vai buscar o diálogo com o prefeito, para ter o seu apoio na campanha. Humberto disse ainda, na ocasião, que pretenderia discutir com João a indicação do vice em sua chapa. Pelo visto, a relação ainda continua azeda entre os caciques petistas.
fonte: blog da folha