(Foto: Nathália Bormann/Arquivo Folha)
Apesar de o PT no Recife agendar, para esta sexta-feira (29), a convenção que homologará o nome do senador Humberto Costa à Prefeitura do Recife (PCR), é possível que o nome que ocupará a vice, na chapa do partido, não seja conhecido neste dia. É que às vésperas da oficialização da candidatura, os petistas procuram articular apoios de última hora à postulação de Humberto. Até o momento, a única legenda a declarar que vai subir no palanque do parlamentar foi o PP.
Outro fator que também levou aos aliados de Humberto Costa a não fecharem a vice é a tentativa de aproximação com o prefeito João da Costa (PT) e grupo. Petistas próximos ao senador admitem que a opinião do gestor do Recife possa pesar no processo de escolher do nome que fechará a chapa do PT na capital. Mas eles terão que correr contra o tempo para concluir a composição, haja vista que o prazo de convenções encerra no dia 30, próximo sábado.
Depois que o diretório nacional do PT reafirmou Humberto Costa à PCR, na última segunda (25), o pré-candidato afirmou que o interesse em restabelecer o diálogo com o prefeito João da Costa. O próprio senador disse que quer ouvir a opinião do gestor sobre a indicação do vice. Desde que o nome do senador foi imposto, choveu especulações de que o ex-prefeito João Paulo poderia ocupar a vice. O deputado federal desmentiu a informação.
PRB
Outro partido que está na mira do PT em busca de apoio é o PRB de Vilalba de Jesus. Petistas não confirmaram, mas a aproximação, assim como se deu com o PPT, tem ligações com a postulação do ex-ministro Fernando Haddad, em São Paulo.
FONTE: BLOG DA FOLHA