(Foto: Arquivo Folha)
Em meio à troca de farpas públicas em função da adesão do PMDB ao palanque socialista, no Recife, o deputado federal e pré-candidato a prefeito Mendonça Filho (DEM) agendou para a próxima sexta-feira (29), às 16h, a convenção que homologará sua candidatura à prefeitura. No mesmo dia, o PT, um dos dois adversários do democrata nesta eleição, também realizará seu ato, oficializando o nome do senador Humberto Costa (PT) para o pleito.
A convenção do DEM ocorrerá no Clube Português. Até o momento, o democrata não concluiu a sua chapa. Há alguns meses, havia o rumor de que, caso a oposição não chegue ao consenso – o partido poderia sair “puro-sangue”.
Desde a última segunda-feira (25), quando o PMDB publicizou o apoio ao PSB, Mendonça Filho e o ex-pré-candidato a prefeito, o deputado Raul Henry (PMDB), trocaram acusações pela Imprensa. Mendonça acusou de Henry fazer “jogo duplo” e “jogo de cena” com o bloco oposicionista, enquanto negociava a entrada dos peemedebistas na nova Frente que dá sustentação ao governador Eduardo Campos (PSB). Em resposta, Raul cravou que a candidatura do democrata simboliza o que há de mais “conservador” e “ultrapassado”.
PT
Protagonizando uma divisão interna, o senador Humberto Costa confirmará seu nome na disputa eleitoral. O petista recebeu novas garantias de total apoio do ex-presidente Lula à sua candidatura, em conversa com o cacique, em São Paulo, na terça-feira (26), terá pela frente o desafio de tentar unir o partido, sobretudo trazer para junto de si os aliados do prefeito João da Costa, rifado do processo da sucessão.
Outro problema a ser encarado pelo pré-candidato é o isolamento político na Frente Popular. Atualmente, apenas o PP do deputado Eduardo da Fonte ensaia confirmar apoio ao petista. Nos bastidores, comenta-se que o alinhamento teria sido alinhavado por São Paulo, em conversa entre o ex-presidente Lula e o deputado Paulo Maluf. A convenção do PT no Recife ocorrerá no Baile Perfumado, no Prado, às 17h.
FONTE: FOLHA -PE