RADIO DESPERTA BRASIL NA WEB

terça-feira, 26 de junho de 2012


Coluna da terça-feira
        O que move Jarbas
Três motivos levaram o senador Jarbas Vasconcelos a declarar, ontem, apoio oficial à candidatura de Geraldo Júlio (PSB) a prefeito do Recife: 1) consolidando-se o voo nacional do governador Eduardo Campos em 2014, costurar o apoio do PMDB num eventual rompimento deste partido com Dilma.
2 ) Ainda em 2014, Jarbas receberia em troca o apoio do governador à reeleição de senador. Terceiro e último: esmagar o PT no Estado e, consequentemente, no País. É bom lembrar a histórica entrevista que Jarbas deu ao portal UOL, da Folha de São Paulo, quando sugeriu ao governador se distanciar do PT, caso tivesse de fato um projeto nacional.
O último elemento, por si só, é muito plausível. Eduardo já percebeu que se depender do PT, pode arquivar seu projeto nacional. Em 2014, Dilma tem a preferência para disputar a reeleição. Se não for ela será Lula. E em 2018, não saindo em 2014, volta Lula. Qual o espaço que o governador teria? Absolutamente nenhum!
É mais jogo apostar num apoio do PMDB, que vive às turras com o Governo Dilma e já não aguenta mais conviver com PT. Eduardo é um nome palatável no PMDB, mesmo considerando um partido complexo, dividido e recheado de caciques.
Mas se o PMDB enxergar em Eduardo o caminho para enterrar o PT, o alinhamento será automático.
PERDIÇÃO- Ninguém reagiu no bloco da oposição com mais humor refinado à decisão do senador Jarbas Vasconcelos de apoiar, oficialmente, à candidatura do socialista Geraldo Júlio do que o presidente tucano Sérgio Guerra. “Vocês não iam querer que Jarbas continuasse no caminho da perdição”, disse Guerra, referindo-se à histórica declaração do ex-governador Miguel Arraes, quando disse que Jarbas estava no caminho da perdição ao se aliar ao PFL, deixando para trás a sua militância de esquerda, com a intenção de eleger-se governador.
O demolidor - Ao sair, ontem, correndo da reunião do diretório nacional do PT que ratificou a cassação do direito do prefeito João da Costa de disputar à reeleição para o Conselho de Ética, onde estava em pauta à degola do senador Demóstenes Veras, um petista bem humorado não resistiu e sapecou: “Acabou de ferrar um aqui e já vai ferrar outro num dia só”.



Notícia vazou - A notícia de que o senador Jarbas Vasconcelos iria anunciar apoio do PMDB à candidatura de Geraldo Júlio vazou no final de semana na festa de aniversário do empresário João Carlos Paes Mendonça, em Gravatá. “Eu já sabia disso. Para mim, não foi nenhuma novidade”, contou o prefeito João da Costa, ontem, em Brasília, confirmando que soube no regabofe de JCPM.
Humberto, o próximo - Nem os próprios petistas acreditam na irreversibilidade da candidatura do senador Humberto Costa. Ontem, em Brasília, após a confirmação do apoio do PMDB de Jarbas ao candidato do PSB, Geraldo Júlio, um deputado do PT jogou essa pérola: “O próximo a aderir a Geraldo será Humberto”. Essa turma não tem jeito não, não é?
Vai para onde? - João da Costa fez mistério, ontem, em relação ao rumou que tomará na eleição do Recife depois de ter seu direito de disputar a reeleição mais uma vez  cassado, ontem, pelo seu próprio partido. Há quem acredite que a ele só restará à alternativa de alinhamento automático ao candidato do governador. Mas ele nega.


CURTAS
PPS ADERE – Entre os postulantes da oposição, o próximo a jogar a toalha será Raul Jungmann, do PPS. E não terá também outra saída que não seja a de apoiar o candidato do PSB. Pelo jeito, não sobrará ninguém na oposição para apagar a luz no final do túnel.
AUTORIZAÇÃO – O diretório nacional do PT aprovou resolução, na mesma reunião que cassou o prefeito João da Costa, pela qual candidatos do partido em municípios com eleitorado acima de 150 mil, devem pedir autorização à executiva nacional para selar alianças com o PPS e DEM.
PERGUNTAR NÃO OFENDE – João da Costa fica em cima do muro ou anuncia apoio ao candidato palaciano Geraldo Júlio?
'Como jóia de ouro no focinho de uma porca, assim é a mulher formosa que não tem discrição'. (Provérbios 11:22)
FONTE: BLOG DO MAGNO MARTINS

Nenhum comentário:

Postar um comentário